TECNOLOGIA
ASSISTIVA – TA
Ana Wilma Silva dos Santos
A
área da tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de
habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Aumentativa e Alternativa
(CAA). O uso desse recurso destina-se a
indivíduos sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua
necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.
Deveremos
utilizar imagens que fazem sentido para o usuário e, em se tratando de recursos
de comunicação no ambiente escolar, por exemplo, um aluno com paralisia
cerebral do tipo espástica com uma disartria moderada em sala de aula, o
professor deverá construir os recursos de
acessibilidade e criar várias atividades educacionais para garantir
acessibilidade e participação desse aluno em sala de aula comum.
Exemplo
de um recurso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
As
Pranchas de comunicação expõem vários símbolos e são construídas conforme as
necessidades comunicativas do sujeito usuário desse recurso, neste caso são
personalizadas. Existem diversos tipos
que podem ser utilizadas por vários usuários em ambientes escolares, turma
biblioteca entre outros. Esse recurso possibilita um ambiente produtivo de
símbolos e comunicação nos diversos espaços educacionais. Tem o objetivo de ampliar o repertório
comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão da pessoa com
deficiência.
Prancha de comunicação com
símbolos, fotos ou figura.
Descrição
de imagem:
Visualiza-se
uma prancha de comunicação com dezoito símbolos gráficos PCS cujas mensagens
servirão para escolher alimentos e bebidas. Os símbolos PCS estão organizados
por cores nas categorias sociais (oi, podes ajudar?, obrigada); pessoas (eu,
você, nós); verbos (quero, comer, beber); substantivos (bolo, sorvete, fruta,
leite, suco de maçã e suco de laranja) e adjetivos (quente, frio e gostoso).
Considero de fundamental importância o uso da tecnologia assistiva para a realização de atividades e o aprimoramento da habilidades desses alunos. Concordo com você quando afirma que o professor deve construir esses recursos para de fato realizar a inclusão. Mas, infelizmente nossa realidade difere um pouco das nossas necessidades. E, nesse caso é necessário fazermos adaptações para o bom andamento das atividades. Sem dúvida alguma são recursos que nos ajudam na realização das atividades diárias.
ResponderExcluirGostei bastante do texto e posso afirmar que a Tecnologia Assistiva é uma ferramenta importantíssima no AEE. Uso muito a prancha de comunicação e tenho resultados favoráveis.
ResponderExcluirFrancinete Marcolino
Wilma, também considero essencial a comunicação alternativa para que esses alunos com comprometimento na fala consigam se comunicar e interagir nos ambientes em que vive. Mas especificamente na escola, esse recurso possibilita que o processo de inclusão com participação e aprendizagem dessas pessoas aconteçam de fato e de direito.
ResponderExcluirAna Wilma é interessante perceber como um mesmo recurso de Teclogia Alternativa pode ir se adequando e se renovando a partir de sua criação original e de uso.Graças a esses profissionais que se dedicam a melhorar a vidas de pessoas que se encontram com restrições de mobilidade, na comunicação, por exemplo.Faço esse comentário por ter encontrado o programa Livox, na pesquisa que fiz sobre TA, onde no meu entendimento é usado exatamente a ideia dessas pranchas, com o diferencial que elas podem "falar" pelo usuário e pode ser instalado no tablete,computador ou ipad.
ResponderExcluirAna Wilma muito bom seu recurso de tecnologia assistiva.As pranchas de comunicação é um excelente recurso para os alunos que não fazem uso da comunicação.Parabéns!
ResponderExcluirParabéns Wilma pela escolha do recurso: Prancha de comunicação.Como iniciante do AEE estou descobrindo através de você, das as colegas do curso e principalmente a partir das leituras e das pesquisas na internet a infinidade de recursos produzidos para as pessoas com dificuldades para se expressar.Meus aplausos a Berch e outros autores da tecnologia assistiva que se preocupam com a condição das pessoas com deficiência.
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