quarta-feira, 4 de setembro de 2013

TECNOLOGIA ASSISTIVA – TA


TECNOLOGIA ASSISTIVA – TA

          Ana Wilma Silva dos Santos

A área da tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).  O uso desse recurso destina-se a indivíduos sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.

Deveremos utilizar imagens que fazem sentido para o usuário e, em se tratando de recursos de comunicação no ambiente escolar, por exemplo, um aluno com paralisia cerebral do tipo espástica com uma disartria moderada em sala de aula, o professor deverá construir os recursos de acessibilidade e criar várias atividades educacionais para garantir acessibilidade e participação desse aluno em sala de aula comum.

Exemplo de um recurso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)

As Pranchas de comunicação expõem vários símbolos e são construídas conforme as necessidades comunicativas do sujeito usuário desse recurso, neste caso são personalizadas.  Existem diversos tipos que podem ser utilizadas por vários usuários em ambientes escolares, turma biblioteca entre outros. Esse recurso possibilita um ambiente produtivo de símbolos e comunicação nos diversos espaços educacionais.   Tem o objetivo de ampliar o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão da pessoa com deficiência.

Prancha de comunicação com símbolos, fotos ou figura.

Descrição de imagem:

Visualiza-se uma prancha de comunicação com dezoito símbolos gráficos PCS cujas mensagens servirão para escolher alimentos e bebidas. Os símbolos PCS estão organizados por cores nas categorias sociais (oi, podes ajudar?, obrigada); pessoas (eu, você, nós); verbos (quero, comer, beber); substantivos (bolo, sorvete, fruta, leite, suco de maçã e suco de laranja) e adjetivos (quente, frio e gostoso).


6 comentários:

  1. Considero de fundamental importância o uso da tecnologia assistiva para a realização de atividades e o aprimoramento da habilidades desses alunos. Concordo com você quando afirma que o professor deve construir esses recursos para de fato realizar a inclusão. Mas, infelizmente nossa realidade difere um pouco das nossas necessidades. E, nesse caso é necessário fazermos adaptações para o bom andamento das atividades. Sem dúvida alguma são recursos que nos ajudam na realização das atividades diárias.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do texto e posso afirmar que a Tecnologia Assistiva é uma ferramenta importantíssima no AEE. Uso muito a prancha de comunicação e tenho resultados favoráveis.
    Francinete Marcolino

    ResponderExcluir
  3. Wilma, também considero essencial a comunicação alternativa para que esses alunos com comprometimento na fala consigam se comunicar e interagir nos ambientes em que vive. Mas especificamente na escola, esse recurso possibilita que o processo de inclusão com participação e aprendizagem dessas pessoas aconteçam de fato e de direito.

    ResponderExcluir
  4. Ana Wilma é interessante perceber como um mesmo recurso de Teclogia Alternativa pode ir se adequando e se renovando a partir de sua criação original e de uso.Graças a esses profissionais que se dedicam a melhorar a vidas de pessoas que se encontram com restrições de mobilidade, na comunicação, por exemplo.Faço esse comentário por ter encontrado o programa Livox, na pesquisa que fiz sobre TA, onde no meu entendimento é usado exatamente a ideia dessas pranchas, com o diferencial que elas podem "falar" pelo usuário e pode ser instalado no tablete,computador ou ipad.

    ResponderExcluir
  5. Ana Wilma muito bom seu recurso de tecnologia assistiva.As pranchas de comunicação é um excelente recurso para os alunos que não fazem uso da comunicação.Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Wilma pela escolha do recurso: Prancha de comunicação.Como iniciante do AEE estou descobrindo através de você, das as colegas do curso e principalmente a partir das leituras e das pesquisas na internet a infinidade de recursos produzidos para as pessoas com dificuldades para se expressar.Meus aplausos a Berch e outros autores da tecnologia assistiva que se preocupam com a condição das pessoas com deficiência.

    ResponderExcluir