quinta-feira, 23 de maio de 2013

Sugestão de vídeos sobre tecnológias



    
 
 
Comentário do vídeo
    
O vídeo Helpdesk (“balcão de ajuda”) retrata a resignação do homem conservador diante das novas tecnologias. No caso, o homem – no período da Idade Média – teve dificuldades no manuseio da nova tecnologia à época: o livro de papel. O novo usuário precisou dos serviços de apoio para suporte e resolução de problemas – o Helpdesk – para entender como se abre e fecha um livro. Hodiernamente, situação bastante parecida com àqueles que não são familiarizados com o computador.

 

Pesquisa sobre Educação Especial


SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
     Eu sugiro a leitura da Nota Técnica n° 11/2010 – Orientações para a institucionalização da oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE em Salas de Recursos Multifuncionais implantadas nas escolas de ensino regular.
     O que define a implantação das salas multifuncionais é o resultado do censo escolar, instituídos pelo documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o mesmo documento concebe o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência.
   As Salas Multifuncionais – SRM são ambientes onde acontece o Atendimento Educacional Especializado – AEE, no qual as ações realizadas pelos profissionais de educação têm como objetivo possibilitar a valorização da diferença e a construção de abordagens pedagógicas significativas no sentido de romper barreiras que desqualificam as pessoas com deficiência de aprender.
   
    Para este propósito, a Sala de Recursos Multifuncionais – S RM, é um espaço inserido na escola, previsto nas determinações das Diretrizes Nacionais para a Educação Básica/2003 e nesse âmbito, objetivando viabilizar intervenções pedagógicas especializadas, bem como recursos, mantidos em articulações com a comunidade escolar, com a família e com as instituições que atuam na área das deficiências, para favorecer a aprendizagem diante das dificuldades especificas do educando.
    
     Compreende-se que o ensino neste espaço não é uma especificidade para o aluno com deficiência, mas, pondera o ensino que abrange adaptação critica a diversidade e a diferença. Nesse interim, entendemos que toda ação tem seu valor pedagógico, no momento em que possibilita a concretização do processo de aprendizagem, Entretanto,  o trabalho não se confunde com atividades de reforço escolar, mas ações que facilitem o aprendizado nas aulas regulares.
 
     Portanto, entendemos que esse ambiente prima pelo o acolhimento à diversidade e a diferença contribuindo para uma atuação que concebe a inclusão como prática efetiva.
 REFERÊNCIAS
BRASIL. MEC.SEESP. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, Brasília, 2008. Disponível no portal.mec.gov.br. Acesso em 12/05/2013
Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais - NOVO / Disponível no portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view...id...‎acesso em 12/05/2013 as 16:53
 
 

Conquistas e dificuldades em ser um aluno à distância


EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA POSSIBILIDADE NECESSÁRIA A EDUCAÇÃO

ANA WILMA SILVA DOS SANTOS  CEARÁ-MIRIM – RN,  30/04/2013

     Vivemos num mundo globalizado onde a construção do saber se torna cada vez mais complexo e exige novos modelos de práticas educativas que definam os sentidos de aprender e educar. Nesse pressuposto nós profissionais de educação precisamos estar abertos às reformas do pensamento, ou seja, novas formas de ver o mundo.
    Discorrendo sobre os textos de Moran, uma questão importante foi a de um bom “curso” à distância ou presencial, sobre o qual ele nos faz refletir sobre o comprometimento e autodisciplina que o torna prazeroso e de realização profissional e pessoal. Moran (2002) enfatiza que precisamos aprender a equilibrar o planejamento e a flexibilidade (que está ligada ao conceito de liberdade, de criatividade).   Compreende-se que, para definir uma boa aprendizagem  no campo virtual e imprescindível a utilização de uma metodologia capaz de provocar um retorno satisfatório a comunidade, com contribuições significativas, tendo em sua essência, a transversalidade dos saberes.
    As conquistas de ser uma aluna deste curso a distância é o leque de conceitos que são fundamentais para a compreensão da minha prática no AEE. No entanto, as dificuldades decorrentes de diversos fatores que interferem no bom andamento, tais como a compreensão e interação com algumas ferramentas de ordem tecnológica, reforça-se a compreensão de estratégias que viabilizem a logica do ambiente de estudo. Assim sendo, estratégias para aumentar o nível de conhecimento sobre as ferramentas, identificação da prática de um bom aluno virtual e exploração das  leituras propostas para abordagens provenientes de temas nos construtos da inclusão de pessoas com necessidades especiais.
     Considerando a importância das contribuições do curso a distância ou presencial  o sentido do aprender e do educar requer o desdobramento da pratica pedagógica,  a priori  possibilita o acesso ao saber a todos, uma possibilidade necessária a educação.
 MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14ª edição, Campinas: Papirus, 2007.www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm