quinta-feira, 23 de maio de 2013

Conquistas e dificuldades em ser um aluno à distância


EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA POSSIBILIDADE NECESSÁRIA A EDUCAÇÃO

ANA WILMA SILVA DOS SANTOS  CEARÁ-MIRIM – RN,  30/04/2013

     Vivemos num mundo globalizado onde a construção do saber se torna cada vez mais complexo e exige novos modelos de práticas educativas que definam os sentidos de aprender e educar. Nesse pressuposto nós profissionais de educação precisamos estar abertos às reformas do pensamento, ou seja, novas formas de ver o mundo.
    Discorrendo sobre os textos de Moran, uma questão importante foi a de um bom “curso” à distância ou presencial, sobre o qual ele nos faz refletir sobre o comprometimento e autodisciplina que o torna prazeroso e de realização profissional e pessoal. Moran (2002) enfatiza que precisamos aprender a equilibrar o planejamento e a flexibilidade (que está ligada ao conceito de liberdade, de criatividade).   Compreende-se que, para definir uma boa aprendizagem  no campo virtual e imprescindível a utilização de uma metodologia capaz de provocar um retorno satisfatório a comunidade, com contribuições significativas, tendo em sua essência, a transversalidade dos saberes.
    As conquistas de ser uma aluna deste curso a distância é o leque de conceitos que são fundamentais para a compreensão da minha prática no AEE. No entanto, as dificuldades decorrentes de diversos fatores que interferem no bom andamento, tais como a compreensão e interação com algumas ferramentas de ordem tecnológica, reforça-se a compreensão de estratégias que viabilizem a logica do ambiente de estudo. Assim sendo, estratégias para aumentar o nível de conhecimento sobre as ferramentas, identificação da prática de um bom aluno virtual e exploração das  leituras propostas para abordagens provenientes de temas nos construtos da inclusão de pessoas com necessidades especiais.
     Considerando a importância das contribuições do curso a distância ou presencial  o sentido do aprender e do educar requer o desdobramento da pratica pedagógica,  a priori  possibilita o acesso ao saber a todos, uma possibilidade necessária a educação.
 MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14ª edição, Campinas: Papirus, 2007.www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm
 

2 comentários:

  1. Olá Ana Wilma! estou dando uma passadinha nos novos Blogs para pegar algumas sugestões e dar minha contribuição tbm claro, gostei de ver que vc compartilhou um dos vídeos indicados pelo curso, fiz o mesmo no meu e acrescentei outros do you tube sobre Libras, de uma olhadinha para ver o q vc acha!abrç.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu blog, Ana Wilma! Gostei também da ideia em compartilhar o vídeo Helpdesk. Excelente, parabéns!

    ResponderExcluir