segunda-feira, 2 de junho de 2014

ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM ALUNOS AUTISTA


 



Ana Wilma Silva dos Santos

Rotina diária/semanal

Nas pesquisas desenvolvidas na área do TEA[1] Bez (2014), ressalta que o uso da Comunicação Alternativa, tem se apresentado como potencializadora no desenvolvimento de sujeitos com autismo.

Por outro lado, uma das características do aluno autista é a necessidade de ter segurança em sua rotina diária, para auxiliar nessa necessidade podemos montar a rotina diária/ semanal utilizando fichas / cartaz.

Público alvo a que se destina essa atividade: sujeitos de qualquer idade escolar que apresentam deficiências na linguagem receptiva e expressiva, neste caso pessoas com autismo.

Objetivo: Espera-se que com o uso dessa atividade/recurso o aluno seja capaz de estabelecer a associação entre a atividade e o símbolo para facilitar tanto a sua comunicação quanto à compreensão.

Local de utilização da atividade /recurso: sala de aula do ensino comum, em casa, laboratório de informática, AEE entre outros espaços que o aluno circula, possibilitando a comunicação entre todos que estão no ambiente utilizando-a. Para esse processo Bez (2010), ressalta sem dúvida, a importância da Ação Mediadora “[...] ação desenvolvida na interação social pelos sujeitos a partir do uso de instrumentos de mediação que pode ser orientada ao próprio sujeito, aos outros sujeitos ou ao meio físico”. Para Tomasello (2003), o domínio dos instrumentos de mediação acontece com a interação social,  especialmente em  participações de interações triádicas [2]  que envolve a interação de dois ou mais sujeitos em uma ação com um objeto/evento no qual existe o foco de atenção dos participantes.

Portanto, pensar em possibilidades de aplicação da CAA[3] numa escola inclusiva, tem como referência Bez (2009) que sugere a seguinte reflexão:

Proporcionar uma forma de CAA para pessoas que não conseguem se expressar através da fala e/ou escrita tem como consequência a melhora de sua qualidade de vida, proporcionando-lhes uma maior autonomia, aumentando sua autoestima e dando-lhe uma oportunidade de se sentirem num nível maior de igualdade na sociedade. E, portanto permitir sua inclusão social.

A CAA é uma tecnologia social, pois através da mesma os sujeitos com ou sem deficiência podem se Comunicar. 

Para pessoas que apresentam déficits na comunicação, esse sistema pode ser recursos necessários para a promoção do seu desenvolvimento.

Trabalhando com rotina diária/semanal


Figura1: Exemplo de recursos de baixa tecnologia (Fonte: http://diversa.org.br/uploads/gestao_publica/caderno_pedagogico_autismo.pdf)

Descrição: A imagem apresenta exemplo de recursos de baixa tecnologia.  É uma rotina diária/ semanal utilizando fichas / cartaz. Confeccionado em cartolina ou papelão revestido com papel contato, onde estão dispostas figuras ou fotos fixados com velcro, as imagens são selecionadas de acordo com as necessidades e/ou interesses individuais. Na parte superior há uma foto do aluno, logo abaixo a escrita do nome próprio. No topo está escrito “horário”, logo abaixo os dias da semana com símbolos das respectivas atividades diárias do aluno, que sugere a estimulação da organização espacial e temporal do aluno.

Possibilidades de intervenções que o professor do AEE poderá realizar para efetivar o desenvolvimento do aluno, com essa atividade:

  • Organizar o ambiente físico da sala de aula, AEE e outros espaços por onde o aluno circula com a rotina confeccionada com desenhos, fotos e imagens para indicar coisas básicas da vida diária do aluno como: ir à escola, dormir, ficar com avó, natação etc.;
  • Montar a rotina semanal utilizando fichas / cartaz organizando a rotina diária/semanal do aluno Autista para que possam viver ou trabalhar de forma mais autónoma possível;
  • Utilizar o sistema baseado em figuras, fotos e nomes selecionados de acordo com as necessidades e/ou interesses individuais para os que sabem ler e com objetos reforçadores que signifiquem alguma coisa para ao aluno;
  • Estimular o aluno a fazer a associação entre a atividade e o símbolo facilitando assim, tanto a comunicação quanto à compreensão;
  •  Ensinar o aluno a utilizar este painel colocando o objeto na mão e levando ele para fazer a atividade da rotina estabelecida no painel, não se deve falar muito sobre o objeto é importante que ele aprenda associar o objeto com a ação a ser executada, o painel pode ser tanto na horizontal, quanto na vertical, pode trocar as figuras ou objetos por letras caso saiba decodificar as letras;
  • Orientar a família sobre o uso da comunicação alternativa com seu filho;
  • Trabalhar com o aluno autista e esse com o tempo poderá se comunicar com a professora e os colegas mostrando o que quer;

  • Fazer uma avaliação pormenorizada da criança no que concerne ao seu nível de desenvolvimento funcional, o seu padrão de dificuldades e limitações;
  • Observar se aluno responde às representações cognitivas do meio e não ao próprio meio.

 

Referencias

BEZ, M. R.; PASSERINO, L. M. Applying Alternative and Augmentative Communication to an inclusive group. In: WCCE 2009 - Education and Technology for a Better World Monday, 2009, Bento Gonçalves-RS. WCCE 2009 Proceedings - Education and Technology for a Better World Monday. Germany: IFIP WCCE, 2009. v. 1. p. 164-174. Traduzido. Aplicando a Comunicação Aumentativa e Alternativa numa turma inclusiva.

BEZ, M. R Comunicação Alternativa e TEA. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado. Disciplina: AEE E TGD. 2014

Bez. Maria Rosangela. Linguagem e Comunicação. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado. Disciplina: AEE E TGD. 2014.

http://www.webartigos.com/artigos/a-intervencao-psicopedagogica-em-casos-de-autismo/43351/#ixzz33XngxMRS



[1] Transtorno do Espectro Autista.
[2] Interação sujeito/0bjeto/sujeito (s).
[3] Comunicação Aumentativa e Alternativa.

5 comentários:

  1. Foi muito construtiva a atividade proposta, pois a rotina organiza as atividades diárias dos alunos dentro e fora da escola, trazendo assim equilíbrio para se desenvolver.

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  2. Ótima proposta de atividade!!! Sem dúvida a CAA é muito importante também para o aluno que apresenta autismo, pois permite a este desenvolver a comunicação expressiva e receptiva. A rotina, por outro lado, permite a estes alunos se organizarem e se sentirem mais seguros.

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  3. A atividade é muito interessante e principalmente por usar uma baixa tecnologia.

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  4. Muito interessante essa rotina para o aluno se organizar no espaço da escola, algumas crianças com autismo tem facilidade para seguir uma rotina. Pode transformar essa rotina em textos orais e escritos, visto que, apresenta a figura associada ao código escrito e pode ser lido diariamente. Achei bom esse recurso porque pode ser confeccionado com vários tipos de materiais e objetos como referência. Como você mesmo coloca, a família pode ser orientada a fazer uma rotina em casa com atividades da vida diária.
    Muito bom!

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  5. Maria Conceição da Silva 08 de junho de 2014.

    Olá Ana Wilma!

    Sua atividade do Blog estar aprovadíssima, muito boa essa escolha.
    A rotina é o começo de tudo na vida de um autista. Através da rotina essas pessoas conseguem se organizar e manter o equilíbrio para realizar as atividades sem estresse. Muito boa as suas intervenções nessa organização da rotina. Essas intervenções poderão contribuir para o professor que muito precisa de ideias como essas para poder manter um bom relacionamento com o aluno, para a família, que também precisa também dessas intervenções para organizar sua rotina doméstica. Com isso todos saem ganhando, porque a pessoa autista não consegue antecipar aquilo que vem antes. Quando acontece algo novo ele apresenta dificuldade para se adaptar, porém de forma sutil pode-se aos poucos adicionando novas estratégias, novas atividades, em fim coisas novas. Acima de tudo precisa de um acompanhamento de alguém.
    Ótima sugestão!

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