Ana Wilma Silva dos
Santos
Rotina diária/semanal
Nas
pesquisas desenvolvidas na área do TEA[1] Bez
(2014), ressalta que o uso da Comunicação Alternativa, tem se apresentado como potencializadora
no desenvolvimento de sujeitos com autismo.
Por
outro lado, uma das características do aluno autista é a necessidade de ter
segurança em sua rotina diária, para auxiliar nessa necessidade podemos montar
a rotina diária/ semanal utilizando fichas / cartaz.
Público alvo a que se destina essa
atividade: sujeitos de qualquer idade escolar que
apresentam deficiências na linguagem receptiva e expressiva, neste caso pessoas
com autismo.
Objetivo: Espera-se
que com o uso dessa atividade/recurso o aluno seja capaz de estabelecer a
associação entre a atividade e o símbolo para facilitar tanto a sua comunicação
quanto à compreensão.
Local de utilização da atividade
/recurso: sala de aula do ensino comum, em casa, laboratório
de informática, AEE entre outros espaços que o aluno circula, possibilitando a
comunicação entre todos que estão no ambiente utilizando-a. Para esse processo
Bez (2010), ressalta sem dúvida, a importância da Ação Mediadora “[...] ação desenvolvida
na interação social pelos sujeitos a partir do uso de instrumentos de mediação
que pode ser orientada ao próprio sujeito, aos outros sujeitos ou ao meio
físico”. Para Tomasello (2003), o domínio dos instrumentos de mediação acontece
com a interação social, especialmente
em participações de interações triádicas
[2] que envolve a interação de dois ou mais
sujeitos em uma ação com um objeto/evento no qual existe o foco de atenção dos
participantes.
Portanto,
pensar em possibilidades de aplicação da CAA[3]
numa escola inclusiva, tem como referência Bez (2009) que sugere a seguinte
reflexão:
Proporcionar
uma forma de CAA para pessoas que não conseguem se expressar através da fala
e/ou escrita tem como consequência a melhora de sua qualidade de vida,
proporcionando-lhes uma maior autonomia, aumentando sua autoestima e dando-lhe
uma oportunidade de se sentirem num nível maior de igualdade na sociedade. E, portanto
permitir sua inclusão social.
A
CAA é uma tecnologia social, pois através da mesma os sujeitos com ou sem
deficiência podem se Comunicar.
Para
pessoas que apresentam déficits na comunicação, esse sistema pode ser recursos
necessários para a promoção do seu desenvolvimento.
Trabalhando com rotina
diária/semanal
Figura1: Exemplo de recursos de
baixa tecnologia (Fonte: http://diversa.org.br/uploads/gestao_publica/caderno_pedagogico_autismo.pdf)
Descrição: A
imagem apresenta exemplo de recursos de baixa tecnologia. É uma rotina diária/ semanal utilizando
fichas / cartaz. Confeccionado em cartolina ou papelão revestido com papel
contato, onde estão dispostas figuras ou fotos fixados com velcro, as imagens
são selecionadas de acordo com as necessidades e/ou interesses individuais. Na
parte superior há uma foto do aluno, logo abaixo a escrita do nome próprio. No topo
está escrito “horário”, logo abaixo os dias da semana com símbolos das
respectivas atividades diárias do aluno, que sugere a estimulação da
organização espacial e temporal do aluno.
Possibilidades de intervenções que
o professor do AEE poderá realizar para efetivar o desenvolvimento do aluno,
com essa atividade:
- Organizar o ambiente físico da sala de aula, AEE e outros espaços por onde o aluno circula com a rotina confeccionada com desenhos, fotos e imagens para indicar coisas básicas da vida diária do aluno como: ir à escola, dormir, ficar com avó, natação etc.;
- Montar a rotina semanal utilizando fichas / cartaz organizando a rotina diária/semanal do aluno Autista para que possam viver ou trabalhar de forma mais autónoma possível;
- Utilizar o sistema baseado em figuras, fotos e nomes selecionados de acordo com as necessidades e/ou interesses individuais para os que sabem ler e com objetos reforçadores que signifiquem alguma coisa para ao aluno;
- Estimular o aluno a fazer a associação entre a atividade e o símbolo facilitando assim, tanto a comunicação quanto à compreensão;
- Ensinar o aluno a utilizar este painel colocando o objeto na mão e levando ele para fazer a atividade da rotina estabelecida no painel, não se deve falar muito sobre o objeto é importante que ele aprenda associar o objeto com a ação a ser executada, o painel pode ser tanto na horizontal, quanto na vertical, pode trocar as figuras ou objetos por letras caso saiba decodificar as letras;
- Orientar a família sobre o uso da comunicação alternativa com seu filho;
- Trabalhar com o aluno autista e esse com o tempo poderá se comunicar com a professora e os colegas mostrando o que quer;
- Fazer uma avaliação pormenorizada da criança no que concerne ao seu nível de desenvolvimento funcional, o seu padrão de dificuldades e limitações;
- Observar se aluno responde às representações cognitivas do meio e não ao próprio meio.
Referencias
BEZ, M. R.; PASSERINO, L. M. Applying Alternative and
Augmentative Communication to an inclusive group. In: WCCE 2009 - Education and
Technology for a Better World Monday, 2009, Bento Gonçalves-RS. WCCE 2009
Proceedings - Education and Technology for a Better World Monday. Germany:
IFIP WCCE, 2009. v. 1. p. 164-174. Traduzido. Aplicando a Comunicação
Aumentativa e Alternativa numa turma inclusiva.
BEZ,
M. R Comunicação Alternativa e TEA. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado.
Disciplina: AEE E TGD. 2014
Bez.
Maria Rosangela. Linguagem e Comunicação. In: Curso de Atendimento Educacional
Especializado. Disciplina: AEE E TGD. 2014.
http://www.webartigos.com/artigos/a-intervencao-psicopedagogica-em-casos-de-autismo/43351/#ixzz33XngxMRS
Foi muito construtiva a atividade proposta, pois a rotina organiza as atividades diárias dos alunos dentro e fora da escola, trazendo assim equilíbrio para se desenvolver.
ResponderExcluirÓtima proposta de atividade!!! Sem dúvida a CAA é muito importante também para o aluno que apresenta autismo, pois permite a este desenvolver a comunicação expressiva e receptiva. A rotina, por outro lado, permite a estes alunos se organizarem e se sentirem mais seguros.
ResponderExcluirA atividade é muito interessante e principalmente por usar uma baixa tecnologia.
ResponderExcluirMuito interessante essa rotina para o aluno se organizar no espaço da escola, algumas crianças com autismo tem facilidade para seguir uma rotina. Pode transformar essa rotina em textos orais e escritos, visto que, apresenta a figura associada ao código escrito e pode ser lido diariamente. Achei bom esse recurso porque pode ser confeccionado com vários tipos de materiais e objetos como referência. Como você mesmo coloca, a família pode ser orientada a fazer uma rotina em casa com atividades da vida diária.
ResponderExcluirMuito bom!
Maria Conceição da Silva 08 de junho de 2014.
ResponderExcluirOlá Ana Wilma!
Sua atividade do Blog estar aprovadíssima, muito boa essa escolha.
A rotina é o começo de tudo na vida de um autista. Através da rotina essas pessoas conseguem se organizar e manter o equilíbrio para realizar as atividades sem estresse. Muito boa as suas intervenções nessa organização da rotina. Essas intervenções poderão contribuir para o professor que muito precisa de ideias como essas para poder manter um bom relacionamento com o aluno, para a família, que também precisa também dessas intervenções para organizar sua rotina doméstica. Com isso todos saem ganhando, porque a pessoa autista não consegue antecipar aquilo que vem antes. Quando acontece algo novo ele apresenta dificuldade para se adaptar, porém de forma sutil pode-se aos poucos adicionando novas estratégias, novas atividades, em fim coisas novas. Acima de tudo precisa de um acompanhamento de alguém.
Ótima sugestão!