Ana
Wilma Silva dos Santos
Por modelo entendemos uma prática que abarca o sujeito
nas mais variadas situações, isto é, nos hábitos, no modo de pensar e de fazer,
na escala de valores, enfim agir ou reagir de forma adequada. No entanto,
modelo é aquele em que não há nada a modificar é aquele que funciona com
perfeição. Isso pressupõe recorte, exclusão, hierarquia de preferências e
criação artificial de regularidade.
De acordo com a leitura do texto “O modelo dos modelos”
do autor Ítalo Calvino, podemos relaciona-lo com o Atendimento Educacional
Especialializado – AEE, pois, percebe-se nas tentativas do senhor Palomar as
mesmas, quando queremos alcançar resultados definitivos, extremamente reflexivas e racionalistas, metódicas. No entanto,
no AEE não seguimos o modelo, mas adequamos à sua aplicabilidade experimentando-o
de acordo com a realidade. Desse modo,
atender as diferenças do público alvo desse atendimento seja essas diferenças sociais,
afetivos, cognitivo e institucional, mas adequado à sua singularidade histórica
e estrutural. Esse procedimento resulta em o que antes parecia ser definido torna-se
múltiplo, como se cada uma das unidades da realidade formasse um conjunto. Onde
a cada descoberta surgem outras possiveis descoberta...
Dessa forma em vez de deduzir o que é um modelo lógico, estariamos
confirmando a aplicabilidade desse modelo, porém de acordo com as possiveis
bareiras que limitam ou impedem o aluno participar ativamente do processon
escolar, portanto à singularidade, que trata do potencial de cada individuo num
contexto da heterogeneidade.
Olá! Ana Wilma
ResponderExcluirVocê pontuou muito bem quando colocou que o Atendimento Educacional Especializado preocupa-se com a potencialidades, habilidades e a capacidade de seu aluno buscando através do AEE transpor as barreiras da deficiência.
Simone